Harmonização by Amantes do Vinho Português

Início  /  Harmonização by Amantes do Vinho Português

"Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já o não tenho" (Fernando Pessoa)

Estas palavras estão gravadas no lindo rótulo do Vinho do Desassossego. Trata-se de um notável projeto da Art Inspired Wines que tem o objetivo de fazer a interpretação Vínica de obras de arte. E a primeira obra que temos a oportunidade de saborear através desta experiência sensorial diferente é o Livro do Desassossego do universal poeta português Fernando Pessoa, escrito por um de seus diversos heterónimos Bernardo Soares.

Vinho do Desassossego Branco Reserva 2019 

Um DOC Vinhos Verdes, regional do Minho, blend de Alvarinho, Avesso e Chardonnay, com 6 meses de estágio em barrica de carvalho francês nova. Cor citrina brilhante. No nariz é muito frutado, com notas marcantes de laranja e pêssego e toques de baunilha bem integrada. No paladar é equilibrado, fresco, com corpo médio, acidez muito correta, presença de frutas brancas e leve mineralidade. O final é longo e vibrante.

Revela-se um companheiro fiel de peixes grelhados e mariscos. 🥂🍽️

Para a harmonização, eu me desafiei a buscar um prato inspirado na obra e vida de Fernando Pessoa.
Durante a minha pesquisa eu pude constatar que os seus versos fazem referências a diversos pratos e alimentos como bolo, sardinha, costeleta de porco, queijos, entre outros. Mas ainda sem identificar um prato que pudesse formar um par perfeito com o Vinho, mirei nas preferências gastronómicas de Fernando Pessoa.
Passando pelo ovos com chouriço e o arroz doce, duas paixões do Poeta, descobri que o Fernando adorava o ensopado de camarão do restaurante "Leão D'Ouro" e de temperos mais exóticos como o curry, gosto adquirido durante sua adolescência na África do Sul.

Embalado pelo poema "Descasquei o Camarão" de Fernando Pessoa, preparei um Ensopado de Camarão com curry e arroz de tomilho. O sabor intenso do prato que, além do curry, leva leite de coco, tomate e outros temperos, combinou divinamente com a frescura, acidez e caráter aromático do Vinho.

Uma experiência diferente que recomendo tanto aos amantes de Vinho como aos amantes de Arte.🍷🎨
Saúde! 🥂

Texto originalmente publicado no canal Amantes do Vinho Português em 13 de janeiro de 2021.

Muito obrigado Fábio Moraes! Sigam o canal Amantes do Vinho Português!