Fundadores

Início  /  Fundadores

O Art Inspired Wines nasce de uma história de amizade dos seus fundadores Miguel Pavão e Tiago Ferreira.


Miguel Pavão

Nasceu no Porto, cidade Invicta a Norte de Portugal. A suas raízes familiares são do lado paterno da região de Trás-os-Montes, entre o Alto -Douro e a Terra quente Transmontana, onde a aridez e características xistosas fazem paisagens mágicas que se juntam à personalidade vincada das suas gentes, em contrasta com o verde alegre e regado pelas múltiplos fontanários da região do Baixo-Douro e foz do Tâmega.

Ainda em criança, acompanhou os processos artesanais de produção de vinho verde, participando na apanha de uvas das vindimas e na preparação do mosto e bagaço dos lagares.

Já a exercer Medicina Dentária, nas suas múltiplas viagens de cooperação internacional, sempre se entusiasmou em compreender a produção de Vinhos em diferentes latitudes e com métodos diferentes, como o vinho da Ilha vulcânica do Fogo em Cabo-Verde, o vinho de palma em São Tomé e Príncipe e o de cajú na Guiné Bissau.

Nas necessidades definidas por Maslow, o que nos diferencia é a cultura. Apura-se a vertente cultural de cada homem, de cada vez que fica exposto a uma vivência, não existindo limites para esse fim. Miguel Pavão é um apreciador da cultura diferente dos povos, onde a sua diversidade preenche a riqueza da vida.


Tiago Ferreira

Natural da cidade berço de Portugal, Guimarães, o Tiago Ferreira cruzou-se com o mundo dos vinhos desde criança, altura na qual participava nas equipas das tradicionais vindimas minhotas nas casas dos seus avós. Já em adulto a sua paixão pelos vinhos floresceu, enquanto provador, promotor de experiências vínicas entre amigos e depois enquanto organizador de eventos vínicos.

Apaixonado por Portugal, com forte ligação à região norte, tendo vivido no Porto e em Amarante, a sua ligação a este terroir cultural e o seu envolvimento em diversos projetos de promoção do desenvolvimento a nível nacional e internacional, reforçaram a sua ligação às tradições, à autenticidade e ao saber fazer centenário que o mundo dos vinhos tem nesta região.

No filme “O Clube dos Poetas Mortos” o professor John Keating diz que “a poesia, a beleza, o romance e o amor são as razões pelas quais vivemos” e desafia os seus alunos a fazerem “das vossas vidas extraordinárias”. Para Tiago Ferreira estes são os fundamentos da criação do Art Inspired Wines: a paixão pela criação, cruzando diferentes mundos em novas experiências e oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem.